PPGSS | (92)3305-2349(Ramal 2349) |

Dando início às atividades acadêmicas do 1º Semestre de 2018, o Mestrado em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realiza, nesta quinta-feira, dia 08 de março, a aula inaugural do curso. A aula traz como tema “O Desafio da Pesquisa na Pós-Graduação em Serviço Social na Amazônia”.

A aula terá início às 14h e acontecerá no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do campus da UFAM.

Foram convidadas para ministrar essa primeira aula, as doutoras Sandra Helena da Silva, da UFAM, campus de Parintins/AM, e Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves da UFAM, campus Manaus/AM.

Sobre as Professoras Sandra Helena e Socorro Chaves

A professora Sandra Helena da Silva é Doutora em Ciências do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professora Assistente na Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins. Coordenadora da Incubadora Amazonas Indígena Criativa. Desenvolve projetos de pesquisa em extensão nas áreas de sustentabilidade, gênero, trabalho, agricultura familiar e serviço social.

A professora Mª do Perpétuo Socorro R. Chaves é doutora em Política Científica e Tecnológica (interdisciplinar) pela UNICAMP (2001), e em Processus d`Inovation Changements Organisationnel no Centre International de Recherche Sur l`Environnement et le Devellopment (CIRED), Paris/França (1999); é docente da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos Socio-ambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Apropriadas na Amazônia (Grupo Inter-Ação), com pesquisas na área de Ciências Sociais Aplicadas e Sociologia sobre as temáticas: populações tradicionais, sustentabilidade, políticas públicas, inovação e tecnologia social e cultural; é, também, Coordenadora Geral do Parque Cientifico e Tecnológico para Inclusão Social: Rede de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica/UFAM/ SECIS/MCTI e Coordenadora do Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas, Bolsista Produtividade CNPq.

Outras informações: Secretaria do PPGSS - (92) 99128-9365

CONVITE

PROGRAMAÇÃO

O Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (Gepos) promove no período de 21 a 24 de novembro, no campus da Universidade Federal do Amazonas, a 5ª Edição do  Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta (Emflor) com o tema "Novos Feminismos e o Pós-Moderno na América Latina".


O GEOPS (Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder)  possui mais de 30 membros associados e está vinculado aos Programas de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e de Pós-Graduação em Serviço Social e sustentabilidade na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Amazonas.


Desde 2009, quando ocorreu a 1º edição, o Emflor tem a poposta de reunir pesquisadoras/es, acadêmicas/os, militantes e sociedade civil no segmento de mulheres com o propósito de apresentar as diversas produções acadêmicas do Estado do Amazonas na temática de gênero envolvendo as práticas sociais das Mulheres da Floresta, bem como suas relações com o trabalho e meio ambiente.


Na programação constam minicursos, palestras, atividades culturais, debates, mesas redondas, exposição de banners, amostras de fotografias, entre outras atividades. Todos os palestrantes convidados são professores renomados e que possuem vasto conhecimento atualizado sobre o tema que será abordado durante o Encontro.

As informações sobre o evento, bem como a programação e os formulários de inscrição podem ser obtidos pelo site http://emflor2017.blogspot.com.br/p/taxa-de-inscricao.html

Com informações da equipe organizadora do evento

Algumas obras disponíveis no acervo, que já reúne mais 1700 itens para trocaAlgumas obras disponíveis no acervo, que já reúne mais 1700 itens para trocaA Feira de Troca de Livros da Ufam promove sua oitava edição, a última deste ano, no período de 6 a 9 de novembro. A ação ocorre das 14 às 20h na sala 26 do Centro de Convivência, situado no setor Norte do campus.

Assim como nas edições anteriores, as regras da Feira permanecem: um livro por um livro, um cd/dvd por um cd/dvd, uma revista por uma revista, ou um quilo de alimento não perecível por qualquer unidade de item já listado. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições beneficentes.

Desde sua inauguração em março de 2017, cada edição da Feira recebe em média 200 exemplares como troca ou doação por pessoas que se interessam e incentivam a leitura. Obras científicas, paradidáticas, didáticas, religiosas, da literatura nacional, revistas, enciclopédias, dicionários, DVDs e até jogos circulam pelo espaço.

O acervo atual contém 1728 itens, sendo 333 somente da área de humanas. Ao longo das edições anteriores, professores, técnico-administrativos e alunos de diversas cursos de graduação, como Ciências Contábeis, Pedagogia, História ,Relações Públicas e Serviço Social, estiveram envolvidos na ação.

A organização da Feira destaca que “o apoio da Reitoria, da Biblioteca Setorial Norte e da administração do Centro de Convivência foram essenciais para viabilizar as edições oferecidas à comunidade acadêmica”.

A previsão é que a Feira retorne em março de 2018, com muitas novidades. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com a idealizadora do projeto, professora Silvia Elaine Moreira, via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Visite e curta a página facebook.com/feiradetrocadelivrosufam.

43ª Edição da AgroUfam será nos dias 9 e 10 de novembro. Prestigie! 

Nos dias 9 e 10 de novembro, a Universidade Federal do Amazonas realiza a 43a Edição da Feira da Produção Familiar: a AgroUfam.  O evento ocorre nas áreas de convivência da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul do Campus, a partir das 8h.  Informações: (92) 99434-833499219-6825.

Nos dias 29 a 31 de maio do corrente, na sala 17 do Bloco Mário Ypiranga do IFCHS, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, o PPGSS promove o minicurso "GLOBALIZACION Y EL CAPITALISMO CONTEMPORÁNEO: PROBLEMAS GLOBALES DEL DESARROLO", ministrado pela Profª Drª Olga Perez Soto, da Universidade de La Habana (Cuba) e da UFES (Brasil).

O Evento é direcionado aos discentes do Mestrado em Serviço Social e áreas afins. As vagas são limitadas e todos os inscritos receberão certificado de participação.

As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria do PPGSS (bloco Mario Ypiranga -1º andar - sala 08), das 09h às12h e das 14h ás 18h, até as 12h do dia 17/05/17 (horário de Manaus)

Attachments:
File
Download this file (FOLDER MINICURSO.pdf)FOLDER DO EVENTO

Produzido por :